Você já ouviu falar no termo biocorrosão ou corrosão ácida dos dentes? É um processo de perda de tecido dental pela presença de ácidos na boca. É a doença do momento. Tenho recibido pacientes cada vez mais jovens com dentes destruídos por biocorrosão. Então vamos entender quando isto pode ocorrer.
A ingestão de alimentos ácidos, e aqui entram alimentos saudáveis e não saudáveis (frutas ácidas, vinho, vinagre, refrigerantes, energéticos, bebidas esportivas), causa uma queda do pH da boca levando à desmineralização do dente. Estes dentes com menos minerais se tornam mais amolecidos, favorecendo o desgaste da sua superfície seja pela escovação, pela própria mastigação dos alimentos, ou ainda pelo atrito entre nos dentes no bruxismo. Esta perda de tecido dentário é progressiva e irreversível.
Outra via de biocorrosão é a presença de Refluxo Gastroesofágico, muitas vezes não diagnosticado ou com sintomas subclínicos que não chamam a atenção do paciente para ir buscar ajuda. Tem sido cada vez mais frequente o paciente iniciar uma pesquisa para refluxo gastroesofágico devido a achados de biocorrosão dental. Ou seja, precisamos trabalhar junto com a equipe médica a fim de mantermos saúde geral e bucal dos nossos pacientes.
Identificado o fator causal desta perda dentária pela ação de ácidos, é preciso desenhar estratégias para paralisar a doença e evitar a destruição precoce dos dentes. Nos pacientes que apresentam biocorrosão dentária por ingestão de alimentos ácidos em um estilo de vida saudável não vamos pedir para que interrompam estes hábitos. Cabe ao dentista desenhar junto com o paciente ações que irão minimizar ou neutralizar estes efeitos negativos para manter a saúde bucal.
Aqui é importante lembrar que o dentista é um norteador e individualizador dos cuidados, mas o paciente é peça fundamental na aplicação destas estratégias. Se você faz parte deste grupo de pacientes com uma dieta mais ácida ou com refluxo gastroesofágico, converse com o seu dentita. Prevenção é a melhor atitude para promoção de saúde!
Comentarios