top of page
Buscar
  • Foto do escritordra Juliana Ebeling

5 DICAS PARA CUIDAR DA SUA SAÚDE BUCAL

Você acha que os cuidados de higiene bucal devem ser iguais para todo mundo? Se cada indivíduo é único, por que os cuidados deveriam ser genéricos?


As necessidades de cuidado bucal são muito particulares de cada paciente. O tipo da escova, o creme dental mais adequado, se é necessário ou não associar um enxaguatório bucal, como usar o fio dental em cada situação, se a escova interdental será mais eficiente que o fio dental, escovas elétricas, waterpic. São tantos recursos desenhados para cada situação, que não dá pra imaginar que tudo sirva para todo mundo.



Então hoje vou abordar 5 dicas que você precisa considerar para saber se sua higiene bucal está adequada.


1- Como escolher a escova de dentes

As cerdas da escova devem ser SEMPRE macias. Isto para proteger sua gengiva! Cerdas mais firmes geram trauma podendo ocasionar retração gengival. Dito isto, a escolha da escova terá que levar em consideração o formato da cabeça e o o tipo de cabo. A cabeça precisa alcançar todos os dentes, os mais posteriores e difíceis, como os tortinhos se houver. E o cabo deve ter alguma flexibilidade e facilitar a empunhadura.


2 - Cremes dentais são todos iguais?

NÃO! Creme dental deve ser prescrito pelo seu dentista. O grau de abrasividade do creme dental pode ser benéfico, mas também dependendo da situação pode ser um desastre para sua saúde bucal. Cada situação exige um creme específico, e você não deve pegar aquele que mais te agrada na prateleira do supermercado. O melhor pra você num determinado momento deve ser discutido com seu dentista nas consultas de manutenção.


3 - Enxaguatórios bucais

Na maioria dos casos os enxaguatórios vão atuar como o perfume depois do banho. Mas em alguns casos terão um papel fundamental no controle da cárie. Em outros auxiliar no controle do efeito ácido da alimentação ou do refluxo. Mas também temos aqueles proibidos para pacientes com trabalhos estéticos. Ele pode estar indicado antes ou depois da escovação. Todos estes detalhes precisam ser orientados pelo seu dentista. Converse com ele se você tem indicação e qual o melhor para o seu caso.


4 - Fio dental e escovas interdentais

O fio dental é indispensável nos cuidados de higiene bucal. Ele vai limpar áreas que a escova não alcança e previnir o aparecimento de cáries entre os dentes. Minha preferência é por fios não encerados, que na minha prática são mais eficientes, e por tramas que se abrem com facilidade para carrear a sujeira que estava grudada. “Mas tenho um espaço grande entre os dentes e parece que o fio não limpa direito”. Para estes casos as escovas interdentais são a indicação mais precisa. Nos casos em que é possível utilizar as escovas interdentais, elas são minha primeira escolha, visto que são mais fáceis de usar e com a mesma eficiência do fio na prevenção de cáries entre os dentes.


5 - Raspadores de língua

A superfície da língua é áspera e favorece o acúmulo de bactérias, restos celulares e alimentares. Sua higiene também faz parte dos cuidados bucais e deve ser feita em todas as escovações. Aqui o segredo para escolher o melhor raspador bucal está na altura. Estes aparatos precisam ser baixos e não muito flexíveis, para que seja possível limpar bem a região posterior da língua sem reflexo de náusea, e conseguir arrastar esta sujeira até a ponta.


Você sabia de todos estes detalhes na hora de escolher seu kit para higiene bucal? Converse com seu dentista nas consultas de manutenção, para adequar o melhor kit para as suas necessidades.

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page